quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O que foi dito em 2008: sem comentários!!!


Às vesperas do ano novo (que talvez já nasça velho), apresento aqui a minha retrospectiva daquilo que foi dito em 2008. Vejamos as melhores pérolas do ano, mês a mês, selecionadas com "carinho", por este jovem jornalista desempregado que ainda não sabe o que vai fazer em 2009. De todo modo, não deixem de conferir o "Falou, tá falado! Retrô".

Janeiro:
"O Brasil é o único país do mundo onde as organizações não-governamentais são sustentadas pelo governo." Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda e múmia da Ditadura Militar.

Fevereiro:
"É a maior geladeira que já vi na vida." Lula, ao visitar a Antártica.
Março:
"E até agora não aconteceu nada com nosso querido Brasil." O otimista Lula, falando da crise financeira americana.

Abril:
"A temperatura da Terra estará 8 graus mais alta daqui a quarenta anos e todas as plantações vão secar. A maioria das pessoas morrerá e o resto será canibal." O fundador da CNN, Ted Turner, comentando o "belíssimo" futuro da humanidade.

Maio:
"A vida é assim: complexa e bonita, como os travestis." Caetano Veloso, sobre aquilo que o craque Ronaldo quis esconder.
Junho:
"Sou uma garota resistente. Posso ficar uma semana sem tomar banho e convivo bem com isso." A lindíssima e, às vezes, não tão cheirosa atriz Charlize Theron.

Julho:
"Não é um exagero dizer que o Brasil está à beira do status de superpotência." Financial Times, jornal inglês.

Agosto:
"Só na América o garoto que nasceu no Havaí e a menina criada num subúrbio de Chicago podem chegar à Casa Branca." Michelle Obama, esposa vocês de quem.

Setembro:
"Que crise? Vai perguntar pro Bush!" Presidente Lula, sempre muito otimista.

Outubro:
"Aqui, se a crise chegar, vai ser só uma marolinha." Lula, mantendo o otimismo.

Novembro:
"Obama é jovem, bonito e também bronzeado." Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, tecendo seus perspicazes comentários.

Dezembro:
"Imagine se um de vocês fosse médico e atendesse um paciente doente. O que você falaria para ele? Olha companheiro, você tem um problema, mas a medicina já avançou demais, a ciência já avançou demais, nós vamos dar tal remédio, você vai se recuperar? Ou você diria: Sifu." O sagaz presidente Lula, ao admitir que adora aquela velha senhora de pernas curtas.

2008: sem comentários!!!

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O que se diz e o que se faz


Nesta terça-feira, 30 de dezembro, o presidente Luiz Inácio "Pinóquio" da Silva realizou seu último compromisso oficial de 2008. Lula foi ao Recife (PE) para inaugurar a primeira parte de um parque que leva o nome de sua mãe, Dona Lindu. Em discurso, o presidente avaliou o ano que termina como excepcional para o Brasil e afirmou que os pobres não pagarão a conta da crise econômica. "Os pobres não pagarão a conta da crise nesse país, não vamos travar a economia por conta da crise, não queremos que os empresários deixem de fazer investimentos.", disse Lula.

Existe uma diferença cavalar entre o que se diz e o que se faz. Para que os trabalhadores e os pobres deste país não paguem pela crise, Lula precisa oferecer muito mais do que discursos. E todas as medidas tomadas pelo governo favorecem apenas empresários e banqueiros. Lula abandonou os trabalhadores. A prova disso é que não moveu uma palha para impedir as demissões.

"Os pobres não pagarão a conta da crise nesse país (...)". Quero só ver fazer um discurso desse olhando na cara dos que já foram demitidos.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Déjà vu


O Estadão noticiou hoje, 29 de dezembro, que o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, de férias no Havaí, acompanha atentamente os ataques de Israel ao povo palestino, na Faixa de Gaza. Obama mantém comunicação com Bush e Condoleeza Rice. Segundo David Axelrod, assessor do presidente eleito, "O presidente Bush responde pelos Estados Unidos até 20 de janeiro e nós respeitamos isso. Obama trabalhará muito próximo dos israelenses. São um grande aliado, o mais importante na região. Obama fará um trabalho para promover a paz e trabalhará estreitamente com os israelenses e os palestinos", afirmou o assessor.

Engraçado. Estou com uma sensação de déjà vu. Essa história de trabalhar muito próximo de Israel, afirmando ser o Estado Sionista um grande aliado na região, só me faz lembrar do Bush falando. O xerife texano está saindo, mas vai deixar um sucessor a sua altura.

Tristes previsões para 2009.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Pilatos


Em entrevista no Itamaraty, nesta quinta-feira, 18 de dezembro, o presidente Luiz Inácio "Espertinho" da Silva, afirmou que não existe razão para demitir trabalhadores. "Nenhum empresário tem motivo para mandar qualquer trabalhador embora. Nenhum.", declarou o presidente. Lula disse ainda que o governo está pronto para, se houver necessidade, intermediar negociações entre trabalhadores e empresários. "Se em alguma situação os trabalhadores quiserem a participação ou a intermediação do governo, nós estaremos prontos. Mas nós achamos que esse problema é dos trabalhadores e empresários. Não é uma coisa do governo", defendeu Lula.

A verdade é que nesse país o mais bobinho joga boliche debaixo d'água com as mãos nas costas.
Lula é o primeiro. Ao mesmo tempo em que admite a ausência de motivos para as demissões, o presidente admite também que os empresários lucraram como nunca nesse último período. As declarações de Lula comprovam que seu governo não vai mover uma palha para garantir os empregos dos trabalhadores. Afinal, isso não tem nada a ver com ele. A postura do presidente de não impedir as demissões representa muito mais do que uma simples opção.

Sei que devo guardar as devidas proporções, mas o fato é que quando Pilatos lavou as mãos ele também estava escolhendo um lado.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Medidas de exceção

Neste domingo, 14 de dezembro, foi publicada no site do Estadão uma entrevista com o executivo Roger Agnelli, presidente da mineradora Vale. Os principais pontos da conversa foram a crise econômica mundial e suas implicações para a empresa. Após comentar as 1.300 demissões feitas pela Vale, o repórter do Estadão quis saber: "A empresa vai continuar demitindo? E quando os 5,5 mil funcionários colocados em férias coletivas voltarem?"

E o Roger Agnelli respondeu:

"A gente coloca uma outra turma em férias coletivas. Depois outra. A gente pode levar isso por um certo tempo, mas tem limite. O que faremos quando todo mundo já tiver tirado férias? Isso tem limite. Eu tenho de manter a empresa saudável para que possa cumprir seus compromissos. O executivo que numa hora dessas for leniente com o ajuste, deixar de fazer o que precisa ser feito, vai comprometer o futuro da empresa. Se houver problemas para os quais a gente não tenha solução, vamos ter de demitir. Olha, estamos vivendo uma situação de exceção. Para lidar com ela, precisamos tomar medidas de exceção.".
Traduzindo: para não prejudicar os lucros dos donos da Vale, o presidente da empresa vai demitir mais trabalhadores. Ora, o que importa se as pessoas vão ficar desempregadas? Que importância tem o fato de muitas pessoas não terem como sobreviver? O Roger Agnelli já deu a resposta. E o Lula consentiu.
Um detalhe: a Vale captou US$ 12,5 bilhões antes da crise estourar. E mesmo assim vai fazer os trabalhadores pagarem a conta do colapso econômico.
Para aqueles que não o conheciam, eis o capitalismo. Selvagem pela própria natureza.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cruzando os dedos


Nesta terça-feira, 9 de dezembro, durante cerimônia de inauguração de mais um trecho da ferrovia Norte-Sul, em Colinas, no Tocantins, o presidente Luiz Inácio "Nervosinho" da Silva falou que existe uma torcida contra seu governo. "Tem gente rezando para que a crise pegue o Brasil para o Lula se lascar", afirmou Lula.

Rezando para que a crise pegue o Brasil? Mas já está pegando, ora essa! Muitas empresas começaram a demitir trabalhadores. E o Lula o que faz? Ajuda com bilhões banqueiros e empresários. Milhões de brasileiros não sabem como vão pagar suas dívidas e não terão nem feliz natal nem feliz ano novo. E o Lula o que diz? Comprem mais para não perderem seus empregos.

Olha, presidente, rezar, eu não rezo não. Mas que eu tô cruzando os dedos pro senhor se lascar... Ah, eu tô.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sabidinho


Ontem, 4 de dezembro, durante lançamento de um programa social no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio "Sabidinho" da Silva disse que o Estado é culpado por jovens entrarem na criminalidade. "Quando a gente vê um jovem de 25 anos sendo preso, esse jovem é vítima das políticas econômicas, das políticas sociais, das políticas educacionais. O Estado tem culpa do jovem ter virado bandido", revelou o presidente.
Acho que Lula esqueceu qual o cargo que ele ocupa hoje no Estado brasileiro. As políticas econômicas, sociais e educacionais que empurram os jovens para o desemprego e a criminalidade são obras, principalmente, do governo federal. E, curiosamente, este governo é do Lula.
Que coisa, não?



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pega, Rex!


Li hoje, 1 de dezembro, no blog do Marcos Guterman, colunista do Estadão, que o Pentágono encomendou a fabricação de um novo brinquedinho para o seu arsenal. O projeto "EXACTO" (EXtreme ACcuracy Tasked Ordnance) prevê a construção de uma arma calibre 50 que dispare projéteis teleguiados. Ou seja, trata-se de uma "bala inteligente" que vai poder mudar de direção no meio do tiro. Com um custo de U$$ 22 milhões, o objetivo do projeto é "aumentar dramaticamente" a capacidade destrutiva do Exército americano.

Agora vai ser assim: se ficar, o tiro pega; se correr, o tiro pega também.