Às vesperas do ano novo (que talvez já nasça velho), apresento aqui a minha retrospectiva daquilo que foi dito em 2008. Vejamos as melhores pérolas do ano, mês a mês, selecionadas com "carinho", por este jovem jornalista desempregado que ainda não sabe o que vai fazer em 2009. De todo modo, não deixem de conferir o "Falou, tá falado! Retrô".
Janeiro:
"O Brasil é o único país do mundo onde as organizações não-governamentais são sustentadas pelo governo." Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda e múmia da Ditadura Militar.
Fevereiro:
"É a maior geladeira que já vi na vida." Lula, ao visitar a Antártica.
Março:
"E até agora não aconteceu nada com nosso querido Brasil." O otimista Lula, falando da crise financeira americana.
Abril:
"A temperatura da Terra estará 8 graus mais alta daqui a quarenta anos e todas as plantações vão secar. A maioria das pessoas morrerá e o resto será canibal." O fundador da CNN, Ted Turner, comentando o "belíssimo" futuro da humanidade.
Maio:
"A vida é assim: complexa e bonita, como os travestis." Caetano Veloso, sobre aquilo que o craque Ronaldo quis esconder.
Junho:
"Sou uma garota resistente. Posso ficar uma semana sem tomar banho e convivo bem com isso." A lindíssima e, às vezes, não tão cheirosa atriz Charlize Theron.
Julho:
"Não é um exagero dizer que o Brasil está à beira do status de superpotência." Financial Times, jornal inglês.
Agosto:
"Só na América o garoto que nasceu no Havaí e a menina criada num subúrbio de Chicago podem chegar à Casa Branca." Michelle Obama, esposa vocês de quem.
Setembro:
"Que crise? Vai perguntar pro Bush!" Presidente Lula, sempre muito otimista.
Outubro:
"Aqui, se a crise chegar, vai ser só uma marolinha." Lula, mantendo o otimismo.
Novembro:
"Obama é jovem, bonito e também bronzeado." Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, tecendo seus perspicazes comentários.
Dezembro:
"Imagine se um de vocês fosse médico e atendesse um paciente doente. O que você falaria para ele? Olha companheiro, você tem um problema, mas a medicina já avançou demais, a ciência já avançou demais, nós vamos dar tal remédio, você vai se recuperar? Ou você diria: Sifu." O sagaz presidente Lula, ao admitir que adora aquela velha senhora de pernas curtas.
2008: sem comentários!!!