terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Prioridades


Na segunda-feira,26, a Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, enviou uma mensagem gravada à reunião de segurança alimentar 2009 da ONU, realizada em Madri. Na mensagem, Hillary afirmou que as políticas para a erradicação da fome no mundo estão entre as prioridades do governo de Barack Obama. "O presidente Obama deixou claro que aliviar a fome ao redor do mundo é uma das maiores prioridades do seu governo", disse a Secretária de Estado.

Parece que o "Baraca" já começou com as fanfarronices. Dizer que uma das prioridades de seu governo é "aliviar" a fome ao redor do mundo só pode ser brincadeira de mau gosto. Os 963 milhões de famintos existentes hoje no mundo não precisam que a fome seja "aliviada", precisam mesmo é que ela acabe. E se as grandes potências mundiais quisessem poderiam acabar com a fome amanhã. Isso mesmo. Amanhã. Ou até hoje, se for o caso.
Segundo dados da FAO, departamento das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1970 a produção mundial de grãos (base alimentar dos povos do planeta) foi de 1,225 bilhão de toneladas para uma população de 4,003 bilhões de pessoas (uma média de 306 quilos por pessoa). Em 2007, a produção foi de 2,219 bilhões de toneladas para 6,453 bilhões de habitantes, ou seja, uma média de 344 quilos por pessoa. Estes números mostram que a colheita de grãos cresceu 12% a mais que a população.

Diante desse quadro avassalador, cabe uma pergunta-chave: o que justifica hoje a fome de quase 1 bilhão de seres humanos? A resposta? Nada! A não ser a sede assassina do capitalismo por lucros.
Não está nos planos das multinacionais - que controlam a produção de alimentos no mundo - acabar com a fome. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca. O motivo? Não é lucrativo.

5 comentários:

Mário Júnior disse...

Sobre a produção de alimentos ser maior que o necessário, dado já bastante elucidado. Desde a Revolução Industrial que podemos produzir (e produzimos!) riqueza suficiente para o atendimento das necessidades de todos.

Sobre a política, ela tem que ser clara: é erradicar ou aliviar a fome?

São duas coisas distintas!

No mais, lembra qual foi a primeira medida do Lula ao assumir? Viagem com os Ministros ao semi-árido nordestino e lançamento do Fome Zero. Deu certo? Acabou a fome no Brasil?

Isso tudo é uma demagogia que se repete com novos atores. É a farsa.

Bruno MGR disse...

Aliviar é aquele velho eufemismo pra não falar que não vai resolver o problema da fome, pois não é vontade de capitalista algum.

Anônimo disse...

João, acho que você disse tudo. O que eu acrescentar aqui será redundância. Gostaria apenas de lembrar que os discursos de início de governo são sempre assim: vazios, enganadores, hipócritas. Bem disse o Mário Júnio, referindo-se ao início do governo Lula com o seu famigerado "Fome Zero". Obama não poderia fugir à regra. Lança o Fome Aliviada.

Mário Júnior disse...

João Paulo, como falei no msn, te indiquei para uma premiação que recebi. Dê uma olhada neste link:

http://blogdomariojunior.blogspot.com/2009/01/primeira-premiacao-do-blog.html

Posta a mesma coisa nesse seu blog (Falou, tá falado), pra que nós dois ganhemos as caricaturas. São muito boas! Dá uma olhada:

http://olhaquemaneiro.blogspot.com/2009/01/primeiras-caricaturas.html

E só lembrando: você deve postar nos dois blogs. Ambos foram premiados.

Abraços! \o/

Bruno MGR disse...

http://charges.uol.com.br/2009/01/29/desempregado-malandragem-da-um-tempo/

Dá uma olhada nessa charge, rapaz. Extremamente propícia.