sábado, 5 de julho de 2008

Estamos fritos!

Em matéria veiculada no Estadão, no último dia 5 de julho, sábado, Rajendra Pachauri, presidente do IPCC da ONU (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), afirmou que o mundo tem 7 anos para diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa. "Temos uma janela de oportunidade de apenas sete anos, pois as emissões terão que chegar ao máximo até 2015 e diminuir depois disso. Não podemos permitir um atraso maior". O presidente ainda disse que a União Européia deve liderar o combate ao aquecimento global. "Se a União Européia não liderar, temo que qualquer tentativa de fazer mudanças e de gerenciar o problema da mudança climática vai desmoronar. "Vocês não conseguirão trazer os Estados Unidos, a América do Norte (para as negociações). Vocês não conseguirão trazer outros países do mundo também".

Ao que parece, Rajendra deposita confiança nos imperialismos europeu e norte-americano para promover a grande diminuição nos níveis de emissão de gases. Ainda não posso afirmar se Pachauri é um ingênuo ou um cínico. Sei que os principais causadores das transformações climáticas são os países imperialistas, sobretudo os EUA. Mas achar que eles, espontaneamente, vão atender aos apelos do planeta é o mesmo que achar que o Fluminense vai ganhar o Campeonato brasileiro. Se não nos movermos agora, estaremos todos fritos. E não é gozação.


Um comentário:

Anônimo disse...

uma pena é insistirem no mito do "desenvolvimento sustentável", é tão óbvio que que a preservação ambiental e até da própria vida não é o de interesse dos donos do mundo... as pessoas deveriam saber que o problema ambiental é um problema político, e o capital não sobrevive sem derrubar ávores ou nos "fritar"...
desabafos a parte, não me surpreendo mais com seus escritos, é esse seu talento! :)
e tenho dito.