terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cheia de não me toque


Hoje, terça-feira, 21 de outubro, o site do Estadão divulgou uma curiosa informação veiculada pelo jornal suíço Le Matin. De acordo com o jornal, a chanceler alemã, Angela Merkel, não gosta dos excessos de intimidade do presidente francês, Nicolas Sarkozy. Merkel fica constrangida quando o francês põe a mão em seu ombro, dá tapinhas nas costas, lhe abraça ou tasca uns beijinhos. A reclamação foi encaminhada formalmente à Embaixada da Alemanha em Paris.
Segundo a correspondente do jornal Berlinense Die Tageszeitung na capital francesa, Dorothea Hahn, "a exibição física dos sentimentos não é própria dos alemães. Tocar-se não faz parte da cultura alemã, e menos ainda da cultura do leste alemão".

Eu até compreendo que é preciso tomar cuidado com os franceses neste aspecto – tem uns bem assanhadinhos mesmo –, mas acho que a chanceler alemã pegou pesado com o francês metido a latino. Até já posso imaginar o próximo encontro dos dois. Distante uns cinco metros, o Sarkozy só vai acenar com a cabeça, todo ressentido. Vai ficar um clima chato agora.
Eu fico só pensando como é que os alemães fazem sexo sem se tocarem. Tá aí uma coisa que os cientistas poderiam pesquisar.

2 comentários:

Caio Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caio Lima disse...

Jão Paulo, acho que os alemães precisam mesmo superar essa característica marcante da sua cultura. Tavez isso ainda seja um reflexo de tudo o que aconteceu após a primeira Grande Guerra (vexações, arianismo, Tratado de Versalhes). É lógico que precisamos guardar as devidas excessões. Entretanto, é muito próprio do chanceler françês esses "arroubos de emoções". Como um diplomata, ele precisa comprender as características culturais de cada povo com quem pretende estabelecer um elo econômico e social com a França. Por isso, não tiro a razão da Ângela Merkel, não. Imagine se resolvesse tirar essa liberdade toda com a rainha da Inglaterra!!!

Parabéns pelo texto e obrigado pela atenção.

www.momentolivre.blogspot.com