sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Microfones


O site do Estadão informou que neste final de semana, na reunião do G20, em São Paulo, o Brasil vai apresentar propostas para aumentar a voz de países emergentes nas discussões de reformulação do sistema financeiro mundial. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, em artigo publicado hoje, afirmou que "no FMI (Fundo Monetário Internacional) e no Banco Mundial, as economias avançadas e as emergentes devem participar de modo eqüitativo das decisões. (...) Foros mais representativos, como o próprio G20, precisam ser reforçados, e o G7 (que reúne as economias mais industrializadas do mundo) deve ser ampliado".

Segundo o economista Otto Nogami, professor da Escola Ibmec São Paulo, "os países que compõem o G20 representam juntos cerca de 90% do PIB mundial. É preciso fazer com que os emergentes tenham voz mais ativa."

A assessoria do ministro informou que ele ainda está preparando as propostas, mas parece que já é possível "deduzir" quais são.
Ao que tudo indica, para aumentar a voz dos emergentes, o ministro Guido Mantega vai, inicialmente, propor a elevação dos decibéis dos microfones na reunião.

Um comentário:

Salomão Miranda disse...

O Guido poderia chamar o Walter, que é o operador de áudio lá do Mandala. Ele ia deixar o som bem mais alto pra os emergentes falarem. Era só pedir. O Walter tem experiência.
Abraço!